domingo, setembro 03, 2006

Clichês e mais clichês... preconceitos e mais preconceitos.

Assistindo ao 'Alta Horas' fiquei impressionado com a quantidade de besteiras que a Maria Paula do Casseta e Planeta disse em menos de 15 minutos. Um conjunto de clichês e preconceitos que dá vontade mesmo de desligar a televisão na hora.

O engraçado é que eu adoro TV. Só que infelizmente sempre aparece alguém com opiniões idiotas como as dela: "Porque vocês sabem né geeeeenteeee? O som no cinema nacional era um problema sério, mas agora simmmmmm... a gente tá fazendo cinema direitinhooooo."

A raiva que sinto está em constatar que esse tipo de pensamento talvez nunca tenha fim na cabeça das pessoas. Fascismo mesmo, saca?

"Mentira repetida até virar verdade."

Coisa de gente burra. Odeio chamar alguém de burro, mas ir a televisão pra dizer um negócio desses, no mínimo pode ser considerado burrice. Acho que má intenção ela não tem, porque talvez não consiga nem ver o preconceito que esse tipo de afirmação carrega.

O foda é isso. Pessoas mais interessantes falando na televisão não seria mal, não é mesmo? Posso até passar aqui como velho rabugento, mas alguém vê o Raduan Nassar na televisão? A Juliana Carneiro da Cunha?

E o tal do Saia Justa? Puta que pariu! É até legal ver uma mulher bonita e madura como a Maitê Proença tendo espaço na televisão, sendo referência nesse ambiente cada vez mais focado na ditadura do 'ser e parecer jovem'.

Mas e na hora de falar? Aquele monte de clichês, os mesmos preconceitos de sempre. Hoje assisti a uma reprise onde ela contava achando absolutamente normal que uma amiga dela, super bem casada, dizia ao marido que era terapeuta quando na verdade trabalha como prostituta. Chegou ao absurdo de dizer: "Ele é super feliz com ela, só não sabe disso..."

Respeito não existe né? Não vou nem comentar o resto das apresentadoras que o negócio só piora. Antes que venham me acusar de machismo por só ter citado até agora mulheres, quero lembrar que os homens geralmente são ainda piores nessa repetição de idéias e conceitos burros a exaustão. Desde os programas esportivos até o Faustão, o rei de dizer bobagem gratuita.

Sei que as escolas teóricas de comunicação já martelaram esse assunto até o talo. Mas estamos ainda aí: ouvindo e dizendo as mesmas mentiras repetidas.

Engraçado isso, enquanto termino de escrever esse texto aqui, na TV aparece a Luana Piovani colocando o dedinho na cabeça e dizendo: "Altas Horas, vida inteligente na madrugada."

Quebro a televisão?