quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Entrevista



Acaso trabalhar para o cinema prejudica sua maneira de escrever?

Faulkner: Nada pode prejudicar a maneira de escrever de um escritor de primeira classe, pois do contrário, não há nada que possa ajudá-lo muito. O problema não se aplica se ele não for de primeira categoria, pois já terá vendido sua alma ao mundo dos negócios.

Acaso um escritor se compromete ao escrever para o cinema?

Faulkner: Sempre, porque um filme é, por sua natureza, uma colaboração, e qualquer colaboração é um compromisso, porque é isso que tal palavra significa: dar e receber.

De que modo obtém os melhores resultados, ao trabalhar para o cinema?

Faulkner: O meu trabalho cinematográfico que me pareceu melhor foi feito pelos atores, tendo o escritor deixado de lado o script e inventado a cena durante o ensaio, pouco antes das câmeras começarem a rodar. Se eu não levasse, ou não sentisse que era capaz de levar a sério o trabalho cinematográfico, por pura honestidade para com o cinema e para comigo próprio, não o teria tentado. Mas agora sei que jamais serei um bom escritor de cinema - de modo que tal trabalho jamais terá para mim a prioridade de minha própria tarefa.